*BRIEFING – DESAFIO ESTRADA VELHA DE SANTOS – 05/03/2017*

1. O EVENTO

O DESAFIO ESTRADA VELHA DE SANTOS tem o intuito de fomentar o cicloturismo e a autonomia do ciclista, mostrando que é possível, sim, viajar com a sua bicicleta para diversos lugares e unificar diferentes tipos de modais, tais como, o transporte sobre trilhos e rodoviário.

2. PONTO DE ENCONTRO / CONCENTRAÇÃO

  • a. Concentração às 8h na Estação de Ribeirão Pires (Antônio Bespalec) da linha 10 – Turquesa da CPTM;
  • b. Dê preferência para chegar ao local utilizando-se das linhas do METRÔ e da CPTM;
  • c. Evite ir de carro e deixar o mesmo estacionado em Ribeirão Pires, opte por estacioná-lo próximo a estações do METRÔ, como a Jabaquara;
  • d. Apresente-se aos membros da organização facilmente reconhecidos com a camisa do Instituto Cicloativo logo ao sair da estação para receber a sua identificação de participação no evento.

3. COMO CHEGAR AO PONTO DE ENCONTRO

O Instituto Cicloativo do Brasil – ICB firmou uma parceria com a CPTM – Cia Paulista de Trens Metropolitanos para embarque dos participantes do desafio NA LINHA 10 – TURQUESA respeitando as seguintes condições:

  • a. Entre 7h e 7h30 está autorizado o embarque de até 05 (cinco) bicicletas por viagem em cada vagão na estação Brás da CPTM (exceto o primeiro vagão que é exclusivo para PNE e demais usuários);
  • b. Teremos alguns AGENTES E FUNCIONÁRIOS auxiliando o embarque no período especificado no item 1.a;
  • c. Após as 7h30 o embarque será permitido respeitando o limite de 4 (quatro) bicicletas por viagem e somente no último vagão conforme regra vigente da CPTM;
  • d. Os intervalos entre os trens, segundo a CPTM, serão de 10 (dez) minutos com duração do trajeto estimado em até 50 minutos;
  • e. A prioridade para embarque e utilização dos assentos nos vagões é sempre dos demais usuários;
  • f. Nunca pedale nas plataformas e acessos. Empurre a bike sempre ao seu lado;
  • g. Adquira seus bilhetes de embarque antecipadamente e utilize moedas. O custo de cada bilhete é de R$ 3,80 (três reais e oitenta centavos);
  • h. Solicite, educadamente, a um funcionário (a) do Metrô e/ou CPTM que abra a cancela ao lado das catracas antes de validar seu bilhete;
  • i. Agradeça a gentileza do funcionário (a);
  • j. Não largue a bicicleta encostada nas laterais do vagão e nos acentos, evitando a queda da mesma sobre os demais usuários.

4. SAÍDA DO PEDAL

  • 8h30 – Aquecimento. Momento importante para colocar/ajustar o capacete (OBRIGATÓRIO), luvas, óculos, verificar os pneus, zerar o reloginho etc;
  • 8h45 – Briefing dos GUIAS/COORDENADORES voluntários;
  • 9h – Saída pontualmente do pedal rumo à cidade de Santos/SP com 55 km de distância.

5. O PERCURSO

Pedalaremos, em comboio, pelas ruas da cidade de Ribeirão Pires/SP por cerca de 4km. Ao acessarmos a Rodovia Índio Tibiriça ***UTILIZEM O ACOSTAMENTO*** e pedalem ***OBSERVANDO OS COMANDOS E SOLICITAÇÕES DOS GUIAS***. Muito cuidado com as diversas “tartarugas” que existem no acostamento. NUNCA ULTRAPASSE o ciclista a frente pela via dos veículos e ***NUNCA SAIA DO ACOSTAMENTO***. Faremos alguns pontos de concentração para compactar o grupo e *pedimos que fiquem atentos SOMENTE com as orientações dos GUIAS/COORDENADORES que visam sempre a sua segurança.*

6. ACESSO AO PARQUE

Os ciclistas serão autorizados a entrar no parque mediante as seguintes condições:

– Ter efetuado o pagamento da taxa de inscrição;
– Ter enviado os dados pessoais para elaboração do seguro;
– Ter entregue o TERMO DE RESPONSABILIDADE (clique aqui e imprima) devidamente preenchido e assinado;
– Estar utilizando OBRIGATORIAMENTE o capacete;
– Estar acompanhado dos GUIAS/COORDENADORES do evento;
– Estar com o nome na lista
– Portar a identificação cedida pela organização do evento;

Durante a descida dentro do parque ocorrerão pequenas paradas em pontos turísticos da Estrada Velha de Santos para fotografias. Os GUIAS/COORDENADORES terão a responsabilidade de serem os contentores, formando uma espécie de barreira a frente dos participantes evitando excesso de velocidade e, consequentemente, quedas durante o trajeto no parque.

O participante que não se adequar as regras será convidado a se retirar do grupo.

A previsão de chegada em Santos/SP é às 16h. Este horário poderá sofrer alterações sem prévio aviso para mais ou menos mediante fatores diversos, como as condições climáticas durante o pedal, problemas mecânicos, paradas muito longas etc.

Chegando em Santos/SP, pedalaremos por diversas ciclovias até o canal 1 da cidade, local com alguns quiosques, para comemoração e batismo. Se for sua PRIMEIRA VEZ neste desafio, é OBRIGATÓRIO entrar com a bike pedalando nas areias santistas e tirar aquela fotografia bacana para mostrar para a galera.

7. CARRO DE APOIO

Teremos 2 (dois) carros de apoio acompanhando os participantes durante todo o trajeto. O mesmo poderá ser utilizado em casos emergenciais, como:

a. quebra da bike onde o conserto seja impossível ou inviável;
b. ciclistas machucados que fiquem impedidos de pedalar;
IMPORTANTE: *NÃO SERÁ PERMITIDO* o transporte de mochilas, alforjes ou qualquer outro tipo de mochila e objeto no carro de apoio. A utilização deste tipo de veículo é exclusiva para ciclistas que se enquadram no item 7, letras A e B. Ao utilizar o veículo, o(s) ciclista(s) será encaminhado(s) até um local seguro nas proximidades do trajeto para que acionem um resgate próprio ou utilizem de transporte rodoviário (como a rodoviária de Cubatão e de Santos) para retorno ao seu local de origem.

8. SEGURANÇA

Teremos 1 (uma) ambulância acompanhando o grupo durante todo o trajeto além de 2 (dois) veículos escoltando o grupo entre as cidades de Cubatão e Santos.

IMPORTANTE: é OBRIGATÓRIO que o ciclista esteja pedalando dentro do comboio para que utilize, se necessário, da estrutura fornecida pela organização. Não nos responsabilizamos por ciclistas que pedalarem a frente e/ou após os GUIAS/COORDENADORES.

9. O QUE LEVAR

O básico de segurança é altamente recomendado e preparamos uma lista para que não se esqueça:

a. CAPACETE é OBRIGATÓRIO;
b. Luvas e óculos de ciclismo
c. Ferramentas compatíveis com a sua bike;
d. Câmara de ar reserva compatível com a medida do seu pneu (mínimo 2);
e. Bomba de ar compatível com o bico da sua câmara de ar ou com adaptador;
f. Farol dianteiro e lanterna traseira (nunca se sabe o que pode acontecer durante o trajeto, esteja preparado);
g. Água e guloseimas (barrinha de cereal, frutas, castanhas etc);
h. Protetor solar e repelente;
i. Máquina fotográfica.

10. RETORNO A SÃO PAULO

O retorno poderá ser feito via ônibus rodoviário pelo terminal de Santos com destino ao TERMINAL JABAQUARA, SANTO ANDRÉ e SÃO CAETANO DO SUL com as empresas Cometa, Ultra, Rápido Brasil ou Expresso Luxo com custo de no máximo R$ 26,00 (vinte e seis) por pessoa.

As empresas estão acostumadas a receber ciclistas, entretanto, os motoristas não se responsabilizam pela colocação e por eventuais danos, ficando sob a responsabilidade do ciclista acomodar e fixar as bicicletas no bagageiro do ônibus. Sugestão: levem cordinha elástica.

Abaixo seguem os horários de embarque disponíveis para o Terminal Jabaquara:

a. 14h30
b. 14h45
c. 15h45
d. 16h
e. 17h
f. 17h45
g. 18h
h. 19h
i. 19h45
j. Último horário – 23h59

***Art. 58 do CTB – Código de Trânsito Brasileiro.
Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.

Parágrafo único. A autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via poderá autorizar a circulação de bicicletas no sentido contrário ao fluxo dos veículos automotores, desde que dotado o trecho com ciclofaixa.

ANEXO I
DOS CONCEITOS E DEFINIÇÕES
Para efeito deste Código adotam-se as seguintes definições:
ACOSTAMENTO – parte da via diferenciada da pista de rolamento destinada à parada ou estacionamento de veículos, em caso de emergência, e à circulação de pedestres e bicicletas, quando não houver local apropriado para esse fim.
BICICLETA – veículo de propulsão humana, dotado de duas rodas, não sendo, para efeito deste Código, similar à motocicleta, motoneta e ciclomotor.

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