12-nov-2020
O Ano em que a Pandemia Nos trouxe Enormes Desafios Para a Realização do Projeto Duas Rodas Para O Natal

Amigo leitor, é na condição de voluntário do 2RPN 2020 - Projeto Duas Rodas para o Natal que tomo a liberdade de compartilhar contigo algumas de nossas preocupações e desafios para levarmos adiante o Projeto Duas Rodas nesse ano de 2020.
Não sei se todos sabem, então, resolvi fazer um breve histórico do projeto para depois compartilhar com vocês os desafios que estamos enfrentando em 2020.
Nosso projeto teve início em 2012, quando um grupo de amigos ciclistas resolveu reunir-se para arrecadar bicicletas, realizar as manutenções necessárias e doá-las às crianças e adolescentes carentes na baixada santista.
Nesse primeiro ano de ação, conseguimos arrecadar e doar 80 bicicletas. Hoje, acreditamos que o Projeto Duas Rodas Para o Natal encontra-se consolidado, uma vez que já conseguimos distribuir cerca de 1.445 bicicletas conforme você pode observar abaixo:
Ano / Quantidade de bikes doadas
2012 -- 080
2013 -- 280
2014 -- 070
2015 -- 200
2016 -- 126
2017 -- 189
2018 -- 144
2019 -- 356
Por meio de ação voluntária de diversas pessoas do Instituto Cicloativo e dos amigos do Cicloativo, criamos uma oficina denominada “Mãos na Graxa" e, semanalmente, durante os meses de setembro a dezembro, nos reunimos para o trabalho de manutenção e recuperação (reciclagem e consertos) das bicicletas recebidas em doações, deixando-as seguras para serem entregues às crianças e adolescentes em diversas comunidades carentes previamente selecionadas pelos integrantes do ICB.
Conforme destacado acima, de 2012 a 2019 conseguimos arrecadar, realizar a manutenção e doar um total de 1.445 bicicletas. No entanto, nossa maior dificuldade tem sido encontrar e manter um local onde possamos receber, armazenar e realizar as manutenções necessárias nas bicicletas arrecadadas.
Assim, ao longo do tempo, fomos realizando parcerias que se tornaram permanentes com algumas empresas, como por exemplo::
- JSL - Júlio Simões Logística (logística de entrega das bikes no Natal),
- Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô
- Mega Bike Store (espaço físico para as oficinas)
- Roots Adventure (transporte por carretinha e logística de retirada das bikes doadas na capital e grande São Paulo)
e algumas parcerias eventuais, como o Laboratório Fleury, BBC Ciclo Café, a Picanharia do Gaúcho (patrocínio das camisetas), o Colégio Marista Arquidiocesano e Colégio Jardim São Paulo.
Foram estes parceiros que nos cederam um espaço para a divulgação do projeto, a realização das oficinas “mãos na graxa”, o armazenamento das bicicletas até uma data próxima ao Natal e o transporte das mesmas para as comunidades carentes onde foram doadas.
Além das empresas, inúmeras pessoas contribuíram conosco ao longo destes anos ajudando nas oficinas “mãos na graxa”, na divulgação do projeto, no contato com eventuais parceiros e, mais especificamente, participando das atividades de ciclismo organizadas para arrecadação de fundos para a manutenção do Projeto Duas Rodas para o Natal.
No entanto, como se trata de um trabalho totalmente voluntário e sem fins lucrativos, todos os anos temos uma limitação muito grande em relação aos recursos para começarmos as atividades do Projeto Duas Rodas para o Natal do ano seguinte, no caso, o ano de 2020 que, entre tantos desafios que enfrentamos nos demais anos, ainda nos trouxe uma pandemia, a quarentena e o afastamento social, que nos impediu de realizar passeios ciclísticos e desafios, usados na arrecadação de verbas para o Projeto Duas Rodas para o Natal.
Numa das reuniões do Instituto Cicloativo – ICB, em que discutimos as condições necessárias para a realização do Projeto Duas Rodas em 2020, várias foram as preocupações. Uma delas esteve relacionada ao fator de como receberíamos as doações, mantendo as condições de segurança sanitária recomendadas pelas autoridades de saúde, a exemplo do Ministério da Saúde, as Secretarias de Estado e do município e, obviamente a OMS - Organização Mundial da Saúde; além disso, também tivemos muitas preocupações sobre a realização das Oficinas Mãos na Graxa sob as mesmas perspectivas, ou seja, tendo a segurança em primeiro lugar.
Como são questões estruturais, uma das condições necessárias à realização do trabalho seria a existência de um local físico que pudesse comportar de maneira segura o armazenamento das bicicletas e oferecesse também segurança às pessoas que participam das Oficinas Mãos na Graxa. Pois bem, graças a ação da Maria Livia Venezi (mais conhecida como Mama), estabelecemos uma parceria entre o Instituto Cicloativo e o Instituto CRIA Conexões Fagner Saturno, uma organização não-governamental também voltada à questão da mobilidade ativa, educação no trânsito e geração de oportunidades através da bicicleta para egressos do sistema prisional e outras pessoas em situação de vulnerabilidade.
Assim, a Oficina Mãos na Graxa está sendo realizada num amplo espaço localizado à Avenida Túlio Teodoro de Campos, nº 55, na Vila Paulista, próximo à avenida Roberto Marinho, na zona sul de São Paulo.
Se a questão do espaço físico está resolvida por este ano, nosso desafio agora é termos mãos suficientes para a realização das manutenções necessárias nas bicicletas que já arrecadamos. Assim, este texto tem um apelo específico. Se você puder contribuir conosco doando seu tempo e participando das Oficinas Mãos na Graxa, ficaremos eternamente agradecidos e teremos mais crianças abrindo sorrisos ao receberem as bicicletas que serão doadas à comunidade.
Para que não tenhamos quaisquer problemas em termos de aglomeração na realização das oficinas, solicitamos que os interessados em participar das mesmas, entrem em contato conosco via +55 11 99219-1747 e façam um agendamento do dia e horário em que poderá participar.
Se você nos deu o privilégio de sua leitura até aqui, compreendeu como funciona o Projeto e as dificuldades que enfrentamos mas não pode colaborar conosco participando das Oficinas Mãos na Graxa e no entanto quer nos ajudar, entre em contato conosco que teremos prazer em lhe atender e receber sua ajuda.
Nós, voluntários do Projeto Duas Rodas para o Natal e o Instituto Cicloativo do Brasil, agradecemos a sua atenção, generosidade e colaboração.
http://www.cicloativobrasil.org.br/2rpn faleconosco@cicloativobrasil.org.br
Por Profº Paulo Mendes, ciclista urbano, bacharel e licenciado em Geografia pela PUC/SP e voluntário do Instituto Cicloativo do Brasil.
Voltar