15-fev-2020
Relato de um pedal à Pedra Bela

No último domingo (09/fev/2020) estive com o pessoal do Instituto Cicloativo do Brasil participando do pedal entre as cidades de Vargem e Pedra Bela.
Se você gosta de pedalar por lugares extremamente agradáveis e desafiadores, vale conhecer o trajeto da travessia entre estas duas cidades paulistas. Com certeza se sentirá desafiado por um conjunto de subidas e descidas que vão lhe tirar o fôlego, uma vez que os aclives e declives são bem acentuados e a paisagem é sempre um atrativo a ser observado. A cidade de Vargem, por exemplo, está localizada a uma altitude de cerca de 840 metros e, em suas proximidades há a Pedra do Lopo, ponto culminante do município com seus 1780 metros de altitude, de onde se tem uma belíssima vista da região.
Vargem está localizada na região da Serra da Mantiqueira, na divisa entre São Paulo e o sul de Minas Gerais, possui aproximadamente 10 mil habitantes e uma rica história dos tempos do auge da economia cafeeira.
Dos tempos do café, a cidade ainda preserva algumas de suas antigas fazendas e as memórias do seu auge econômico, tendo sido cortada pela antiga Estrada de Ferro São Paulo Railway, importantíssimo corredor de escoamento da produção cafeeira.
Ao visitar a cidade, vale reservar um tempo para bater papo com os descendentes dos antigos fazendeiros que, de forma muito hospitaleira e gentil, fazem questão de contar as histórias de seus antepassados.
Além dos aspectos histórico-culturais, há um conjunto de belezas naturais na cidade e seu entorno, com destaque para Pedra do Lopo, citada anteriormente, a Represa Jaguari/Jacaré, considerada a maior do Sistema Cantareira (que abastece a região metropolitana de São Paulo), além de algumas cachoeiras, típicas da região da Mantiqueira.

Ao iniciar o pedal em direção à Pedra Bela você já será desafiado por uma bela e longa subida que, como teste inicial, será o seu aquecimento para as demais subidas do trajeto. Vencido o primeiro desafio, você atravessará uma região com inúmeros resquícios da vegetação de Mata Atlântica, muitos sítios, chácaras, áreas de pastagens, plantações de soja e até reflorestamentos de eucaliptos.
A estrada de terra, com poucos trechos de asfalto, reserva aos ciclistas o desafio de superar suas descidas e subidas. Mas, ao mesmo tempo, revela uma paisagem típica dos interiores do Brasil e uma gente simples e acolhedora.
A percorrer a região da Mantiqueira você estará observando uma área que se formou há milhões de anos, em decorrência de um processo de soerguimento do relevo provocado pela ação de forças internas do planeta e pela ocorrência de falhas geológicas (pressão vertical e horizontal), num processo de dobramentos antigos de cerca de 70 milhões de anos atrás. Portanto, é uma região com uma história geológica muito interessante, além de todos os aspectos histórico-culturais.
Mas, nosso negócio é o pedal. Então, recomendo que guarde forças para as demais “subidinhas” que ainda estarão pelo caminho rumo à Pedra Bela, um pequeno município com cerca de 6 mil habitantes, localizado no nordeste do estado de São Paulo, com cerca de 1.100 metros de altitude.
Neste município, a base econômica é a agropecuária, com destaque para a suinocultura e as inúmeras áreas de reflorestamento de eucaliptos, dos quais se obtém lenha e carvão. Além disso, há inúmeros pequenos estabelecimentos industriais que beneficiam milho, transformando-o em fubá, farinha e canjica, produtos muito conceituados e de grande aceitação na região.

A origem do nome deve-se a um grande afloramento de granito (a Pedra Bela) que se destaca na paisagem pela altitude, além de estar construído um santuário de nossa senhora aparecida e de onde parte uma das maiores tirolesas da América Latina, com cerca de 2 km de extensão. Portanto, além do desafio de chegar a cidade pedalando, há o outro que é o de descer a tirolesa. Vale conferir.
De volta a estrada, você percorrerá mais um conjunto de subidas e descidas muito íngremes, cheias de cascalho, que te levarão de volta à Vargem para, após um percurso de mais ou menos 40 km de travessia, comemorar com os seus amigos a realização de um belo desafio onde a dificuldade técnica pode não ser tão grande, mas o nível de exigência física é enorme e a satisfação ao final é maravilhosa.
Disto isto, fica a dica. Vale percorrer a travessia e vencer o desafio de pedalar pela Serra da Mantiqueira, entre morros e vales, matas e pastagens, e uma enorme riqueza histórico-cultural.
Bom pedal.
Por Profº Paulo Mendes, ciclista urbano, bacharel e licenciado em Geografia pela PUC/SP e voluntário do Instituto Cicloativo do Brasil.
Voltar