Sobre nós

Sobre o ICB: Instituto Cicloativo do Brasil – ICB. Instituto Cicloativo do Brasil – ICB é uma associação, sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte e lazer. Para isso, desenvolvemos atividades voltadas ao ciclismo com o intuito de formar novos ciclistas conhecedores de seus direitos e deveres no trânsito e incentivando as boas práticas no convívio em sociedade. As atividades do ICB vão ao encontro da promoção da cultura, incluindo em seus passeios e cicloviagens, programações culturais como visitas guiadas a cidades, conhecendo sua história, museus e prédios históricos.

O Projeto

PROJETO DUAS RODAS PARA O NATAL – DOE BICICLETAS O Projeto: Projeto Duas Rodas Para o Natal – Doação de Bicicletas. Desde 2012 o Instituto Cicloativo do Brasil – ICB arrecada bicicletas, faz a manutenção para adequá-las ao uso e as direciona para crianças, adolescentes e adultos carentes. Conheça este lindo projeto e junte-se a nós!

O Projeto Duas Rodas Para o Natal tem por objetivo receber bicicletas em doação, em estado de conservação que viabilize sua manutenção e restauração para posteriormente direcioná-las, de forma adequada, a crianças, adolescentes e adultos de comunidades carentes, assistidos ou não, por entidades assistenciais e que irão utilizá-las como meio de transporte para a escola, trabalho ou mesmo para o lazer.

Com início em 2012, quando um grupo de amigos ciclistas resolveu reunir-se para arrecadar bicicletas, realizar as manutenções necessárias e doá-las às crianças e adolescentes carentes na baixada santista, o Projeto Duas Rodas para o Natal já distribuiu cerca de 1.587 bicicletas para 18 comunidades das cidades de Araçariguama, Carapicuíba, Cubatão, Itanhaém, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo e São Paulo, incluindo as comunidades da Ilha do Bororé e Parelheiros. Estas bicicletas têm feito a diferença na vida das pessoas que são contempladas, pois passam a economizar dinheiro de condução para a escola ou trabalho, podendo dedicar os recursos para outros fins também prioritários, melhoram a autoestima uma vez que podem se incluir em algum grupo e por receberem a atenção do Instituto Cicloativo do Brasil, melhoram as condições de saúde física e mental dado aos vários benefícios que a prática de esporte traz. O impacto ambiental é outro fator motivador para a ação do projeto, pois tiramos bicicletas que iriam para o lixo e realizamos a restauração. Sempre que possível realizamos o remanejamento de peças de uma bicicleta sem condições de restauro para outra que ficará em condições adequadas para o uso. Todas as sobras e lixos são descartados de forma adequada e encaminhados para reciclagem. Sabemos que não se trata de um projeto que vai salvar o mundo, mas entendemos que as pequenas ações podem desencadear movimentos maiores em busca de mais inclusão social, maior responsabilidade social e solidariedade, mobilidade e sustentabilidade ambiental. Por isso, nos empenhamos na realização deste projeto e buscamos sua ampliação a cada ano. O projeto é 100% mantido por doações e voluntariado, saiba como você pode ajudar na seção DOE BICICLETAS. .

Escanear o código